quarta-feira, 13 de novembro de 2013

HERMENÊUTICA


INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - O Jovem nu

   A paz de Cristo, considere o texto:

   "E um certo jovem o seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão.
   Mas ele, largando o lençol, fugiu nu."                                                                                                                  Marcos 14.51,52

   Eis aqui um intrigante relato acerca de um Jovem que foi avistado pelos guardas que prenderam a Jesus, tentaram pegá-lo porque vinha seguindo o grupo que tinha prendido o Mestre, porém ele ao ser surpreendido pelos guardas, conseguiu fugir deixando o lençol, e correndo nu. Essa passagem aparece de repente como se estivesse fora de contexto, o único evangelho que trás esse fato é o de Marcos, ao ler isso parece que estamos lendo algo que não precisaria estar ali, por não acrescentar nada a mensagem do evangelho, não embeleza o texto e não ajuda a pregação. Então o que levou Marcos a registrar esse fato?
  Obviamente esse relato tinha significado para o autor, pois a o consenso entre a maioria dos historiadores é de que aquele jovem, fosse o João Marcos de At 12.12, At 12.25 e 15.37, e de fato essa é a melhor suposição, pois assim explica o porque de só o evangelho de Marcos trazer esta passagem, é que João Marcos é o Marcos escritor desse evangelho, por isso ele registra o dia em que decidiu a seguir Jesus de perto e como foi envergonhado por essa decisão. 
   Aqui está uma das explicações para esse acontecimento: É provável que a casa de Maria mãe de João Marcos foi o local onde ocorreu a última ceia de Jesus, como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus estava no Getsêmani, por isso o traidor se dirige a casa de Maria acompanhado de uma guarnição de soldados armados que faziam a segurança do Templo. Nesse momento o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar, então o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos meio desnorteado, vai acompanhando o movimento até que é obrigado a correr deixando o lençol nas mãos dos guardas.
   Esse jovem se tornou um grande missionário e cooperador de Paulo 2  Tm 4.11, e foi o primeiro a escrever um evangelho. Talvez já com idade avançada, o velho Marcos ri ao escrever de um jovem que saiu correndo ao tentar seguir a Cristo sem medir as consequências!
(Quem nunca conjecturou, que atire a primeira pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário