sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DISTORÇÃO DOUTRINARIA DOS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Como pode Jeová criar algo onipresente sendo que ele próprio ‘não é’?

As Testemunhas de Jeová, sob o comando de seus Líderes, o Corpo Governante, creem e ensinam que Jeová Deus não é onipresente [insistem também em uma onisciência ‘seletiva’, algo próximo do Teísmo Aberto]. 

A pergunta, tema da postagem, é essencial. Levanta-se a possibilidade que nesse caso o Espírito Santo seria mais capaz que Jeová. Pois estaria em todos os lugares ao mesmo tempo, o que nem Jeová consegue por ser uma pessoa. Veja o absurdo:
1)  Jeová é uma pessoa, por isso não está em vários lugares e em varias pessoas.
2) O Espírito Santo não é uma pessoa, pois está em vários lugares em várias pessoas.
3)  Porém, mesmo sendo uma força impessoal é capaz de amar, ensinar, interceder, representativamente e continuar sendo impessoal. (Uma comparação que fazem é quando alguém vai cantar uma música de forma errada, dizem, ‘profana a música, mesmo não sendo ela uma pessoa!' Acho que não é preciso refutar isso...)
4) Jeová é Todo-Poderoso, mas não consegue, porque não pode, ser onipresente!
É um pouco complicado entender o que a Liderança TJ quer dizer quando emergem o conceito que eles têm do Espírito na conhecida definição “força ativa de Jeová”. Entender que essa é uma força de Jeová não faria necessário dizer que precisa ser batizado em seu nome, pois Deus age com sua força. É uma força externa ou interna? Move-se sob as ordens de Deus como uma áurea celestial? Não é possível ter explicações bíblicas nem lógicas desse ensino.
Além disso, a Liderança TJ enfatiza que essa força não é o poder de Deus (embora muitos cristãos achem que eles dizem isso, mas não dizem). Dizem os Líderes TJ, poder é tem a ideia de energia concentrada, força ativa demonstra a ação de Jeová. A distinção entre poder de Deus leva-me fazer outras perguntas:
Deus é ‘distinto’ da “força ativa” ?
Se esta força ativa é distinta de “Jeová” ela foi criada em algum momento na eternidade ou existe eternamente com Deus?
Se Jeová criou todas as coisas por meio do Arcanjo [Jesus], como ensina a Liderança TJ, significa que Jesus criou a força ativa de seu próprio Pai?
Ou ao contrário, se Jeová usou a força ativa para criar todas as coisas, a primeira criação de Deus, o Arcanjo Miguel [Jesus] também foi criado por meio da força ativa?

Como percebemos, uma heresia é um campo minado. Quanto mais caminha nele, mais problemas. 

O testemunho do Senhor Jesus, sobre a personalidade e supremacia do Espírito Santo, pode ser visto em Jo 14.16,17;16.7-14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário