quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DEUTERO CHAMADO

 DEUTERO CHAMADO
A palavra Deutero é de origem grega e significa Repetição, temos um livro na Bíblia, o quinto livro de Moises chamado Deuteronômio por que se trata da repetição da Lei de Deus. Repetição do que Deus havia falado em Êxodo, Levíticos e Números.
Deus em sua Misericórdia, não se cansa de falar uma segunda vez, nem de chamar o homem ao Ministério pela segunda vez.
A chamada é algo empolgante na alma, é como o combustível ao motor, que se por qualquer motivo vier a se esgotar, Deus renova em nós esta mesma experiência, chamando o homem de novo, outra vez, fazendo-o caminhar mais quarenta dias com a força de uma comida ou mais 40 anos segundo a necessidade de Deus na terra de ter este homem ou mulher numa Missão especifica.
As maiorias dos pregadores martelam ao profeta Elias, quando ficou desanimado e com medo da rainha Jezabel dentro de uma caverna, até mesmo desejou a morte. Quero dizer algo diferente de certos pregadores que é nesta hora que precisamos mais da Presença de Deus, da sua Palavra, do seu consolo.
Veja que Deus ordena o anjo despertar Elias para comer por duas vezes. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. 1 Reis 19.7 Os dois alimentos colocado para Elias comer: pão e água é uma figura de Jesus o pão que veio do céu e a água da vida, esses dois tipos de alimentos, são os únicos que fazem o homem revigorar de qualquer tipo de situação de fraqueza em que se encontra.
O Deutero Chamado é necessário, pois com ele vem incluída a Renovação das Promessas. Deus é um Deus de segunda chance, de segunda oportunidade. Deus faz o homem lembrar do chamado quando este parece ficar esquecido.
Deus não é como o homem que promete e se arrepende depois. Nem chama o homem equivocado para o Ministério. E o dom que Deus da é irrevocável, isso diz Romanos 11.29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Mesmo Josué um líder preparadíssimo para conquistar e repartir a terra de Canaã teve que ouvir da boca de Deus uma pergunta animadora: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1.9
Personagens bíblicos tiveram um Deutero Chamado, como no caso de Jonas, o profeta, teve um Deutero Chamado, na primeira ele fugiu no Deutero ele obedeceu.
E veio a palavra do Senhor segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo. E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho. (Jonas 3:1-3)
Falo agora a centenas de pessoas chamadas para Missões, Deus não se esqueceu de você, Deus não desistiu de você. Por certo que não ficaram na inércia, no esquecimento ou na folga. Volta a dizer eis me aqui Senhor, como disse Isaias. Temos que falar como os servos de Davi quando eles eram perseguidos por Absalão em 2 Samuel 15.15 Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor.
Pedro teve um primeiro chamado a seguir a Jesus e ser pescador de homens. Mateus 4.19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Mas houve um momento de abandono deste primeiro chamado e uma volta à antiga profissão, no mar. João 21.3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
Diante daquele monte de peixe, 153 para ser exato, Jesus fez o Deutero Chamado a Pedro com três perguntas: Amas-me mais que esse monte de peixe? Como a resposta foi afirmativa da parte de Pedro, então Jesus lhe disse: Apascente meus cordeirinhos, em outras palavras Jesus estava dizendo, não foi para isso que te chamei, para ser pescador de peixe, mas para fazer a minha obra. João 21.17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Jeremias é um profeta bastante organizado ele lembra com data exata cada vez que o Senhor falava com ele, ademais estava claro para ele quantas vezes o Senhor tinha falado no mesmo dia. Ele faz menção três vezes no seu livro que era a segunda vez que Deus estava falando:
Jeremias 1.13 E veio a mim a palavra do Senhor segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte.
Jeremias 13.3 Então me veio à palavra do Senhor pela segunda vez, dizendo:
Jeremias 33.1-3 E veio a palavra do Senhor a Jeremias, segunda vez, estando ele ainda encarcerado no pátio da guarda, dizendo: Assim diz o Senhor que faz isto, o Senhor que forma isto, para o estabelecer; o Senhor é o seu nome. Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.
O profeta Ageu não deixa por menos sua habilidade de dizer, que foi a primeira vez, foi à segunda vez que Deus falou com ele. Ageu 2.20 E veio à palavra do Senhor segunda vez a Ageu, aos vinte e quatro dias do mês, dizendo:
Precisamos ter este habito de marcar datas importantes na nossa vida, quando aceitamos a Cristo, quando fomos batizados em águas e quando formos batizados no Espírito Santo. Um obreiro organizado marcara todas as datas que ele foi promovido de cargo eclesiástico e cada mudança que houver de lugar. Ademais deverá ele saber e marcar as vezes que Deus falou com ele especificamente, qual foi o meio usado, se profecia, se pela Palavra, se por sonho, se foi um texto da Bíblia ou uma voz audível.
Convido você a se animar no Senhor, e procurar se ocupar nas coisas do reino, que são as únicas que na verdade te enche de satisfação e contentamento.
Extraido: do site Gospel mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário